sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Creme de espinafre

Como fazer de forma fácil um saboroso creme de espinafre?

Ingredientes para o creme de espinafre:
1 molho de espinafre
1 requeijão
1 cebola
2 colheres de sopa de manteiga ou óleo
 Tetragonia tetragonoides, Espinafre
creme espinafre 300x236 Receita de creme de espinafre fácil.
Creme de espinafre
Modo de preparo:
Lave, selecione as folhas e cozinhe o espinafre.
Assim que estiver tudo cozido, escorra toda a água e leve novamente ao fogo com a manteiga e a cebola (picadinha).
Para finalizar adicione o requeijão e o sal.
Obs: Além de ser um saboroso prato para acompanhar nosso dia a dia, também pode se usar este creme de espinafre para rechear pães e torradas.

ESPINAFRE

ESPINAFRE 1Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura e pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas.
O Marinheiro Popeye, figura clássica das histórias em quadrinhos no Brasil, usa freqüentemente o espinafre para ficar mais forte fisicamente após o seu consumo, dando a entender que quem come essa verdura está sempre pronto para superar qualquer obstáculo. Mas contrariando a crença popular que possivelmente possa ter origem nessa obra de ficção, o espinafre não é uma fonte especialmente boa de ferro porque o seu conteúdo de ácido oxálico, uma substância orgânica saturada e relativamente forte, interfere na absorção dos minerais pelo organismo humano. Estudos feitos a esse respeito mostram que o ácido contido no espinafre pode prejudicar a assimilação do cálcio oferecido pelo leite e seus derivados, sendo também possível, além disso, que o consumo de grandes quantidades de espinafre seja capaz de causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere.
O lado bom é que as folhas desse vegetal contêm muitos outros nutrientes valiosos, especialmente antioxidantes e bioflavonoides, que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. Outro ponto positivo é a sua riqueza em carotenóides, pigmentos responsáveis pela cor verde-escura que apresenta. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína, ou lipocromo, utilizada em medicina notadamente no tratamento da DMI (Degenerescência Macular da Idade), e para melhorar ou prevenir a degeneração ocular.
ESPINAFRE 2Uma xícara de espinafre cru, ou meia xícara dele cozido, fornece o suprimento de um dia inteiro de vitamina A. Uma xícara de espinafre fresco também fornece 190 microgramas de folato, um nutriente especialmente importante para as mulheres grávidas ou que estejam planejando a gravidez, porque ajuda a prevenir defeitos neurológicos congênitos. Mas sua deficiência pode causar também um tipo grave de anemia. Rico em vitamina C, uma única xícara de espinafre fornece 90% do RDA (Ingestão Dietética Recomendada) dessa vitamina, assim como 500mg de potássio, e 10% do RDA de vitamina B6 e riboflavina.
O espinafre é uma boa fonte vegetariana de proteína, melhor do que a maioria dos vegetais. Com relação ao aminoácido metionina, ausente nesta proteína, ele pode ser obtido no arroz ou em outro grão consumido na mesma refeição. Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre, como já foi dito, contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, do cálcio e outros minerais. Para reverter esse efeito, coma espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C. O ácido oxálico também pode representar um problema para pessoas suscetíveis a pedra nos rins e na bexiga (que se formam dos oxalatos).
ESPINAFRE 3O espinafre pode ser servido cru ou cozido. Para evitar um cozimento excessivo, tente o vapor ou a fritura na chapa. Esses métodos preservam a textura e o sabor e minimizam a perda de muitas vitaminas solúveis na água. Apesar de alguns de seus nutrientes se perderem durante o cozimento, ½ xícara do vegetal cozido tem, na verdade, um valor nutricional maior do que uma xícara dele cru, porque contém duas xícaras de folhas. Além disso, o aquecimento decompõe a proteína do espinafre com mais facilidade. O valor nutricional do espinafre ao natural pode ser enriquecido servindo-se a verdura com fatias de laranja (rica em vitamina C). Mas antes de servi-lo limpe bem as suas folhas. Um método eficiente é mergulhá-lo em uma tigela de água fria, deixando que a areia se deposite no fundo. Em seguida, remova e enxágüe as folhas.
Segundo Jocelen Mastrodi Salgado, professora titular de Vida Saudável na ESALQ/USP/Campus Piracicaba, e autora dos livros Pharmácia de Alimentos – Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças, e Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento, o espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo. Por isso, afirma a professora, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo.obrigado pela visita bjs.