sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coisas das Minas Gerais, uai



CONVERSA NA COZINHA










Doces de leite de minas .

INGREDIENTES

  • 2 litros de leite integral
  • 1 kg de açúcar
  • 1 colher de chá de bicabornato de sódio

PASSO A PASSO

  1. Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando ou até obter um doce de leite cremoso.
  2. Se preferir um doce de leite mais escuro, cozinhe por mais 30 minutos. espere esfriar e sirva morno ou gelado





Este fogao a lenha e um charme , eu amo tudo isso , panela de barro ,de ferro, de aluminio , meus trem tudo ariadim, parecendo espelho ,da ate pra passar batom, huuuum brilhenta , maezinha diz que e -mineirice dessa minina gente , essa brilhenta , huuum , nojentimha , enjoada , da vontade de sujar de sujar essas vasilhas. _ Bem entao vamos la , vamos acender o fogo do fogao a lenha , heiii!! espera ai nao va queimando as panelas assim nao ?_ porque nao?? porque para soltar o pretume das panelas antes de ir ao fogao de lenho basta passar detergente do lado de fora da panela depois e so levar ao fogo ! Foi assim que aprendi com dona Jo amiga minha .O pretume da panela vai sair facilmente e sua panela volta a brilhar novamente. Captou a dica maezinha !.. entao lenha no fogao , toque fogo nas panelas que chegou mais gente para almoçar, depois vamos preparar a sobremesa .Surpresa ,surpreza , a sobremesa sera doce-de-leite nos copinhos huuuuummm que delicia .

vou fazer um fogao de lenha igual a este , depois vou postar para voces verem , as fotos abaixo e do cheiro de mato , uma de minhas inspiraçoes.

COZINHAS DE MINAS


"Seria tão bom, como já foi..."... A alma mineira vive de saudade. Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas...eu sinto demais essa saudade, dessas mineirices ,priminha cheyla , tia terezinha , kissilayne, bjs pra todas ,meus amores .



INSPIRAÇAO E SAUDADES








As cozinhas de fogão de lenha não resistiram ao fascínio do progresso. As donas de casa, em Minas, por medo de serem consideradas pobres, dotaram suas casas de modernas cozinhas funcionais, onde o limpíssimo e apagado fogão à gás tomou o lugar do velho fogão de lenha. As cozinhas, agora, são extensões da sala de visitas. Mas isto é só para enganar. A alma delas continua a morar nas cozinhas velhas, agora transferidas para o quintal, onde a vida é como sempre foi. Lá é tão bom, porque é como já foi.





Como RUBENSbem disse, a maioria das casas por aqui, tem suas cozinhas com fogão à lenha do lado de fora.
Estas ultimas imagens são da minha cozinha, já mostrei muuuitas vezes pra voces, ela é dentro de casa mesmo, não abro mão da tradição mineira , onde a familia se reunia na cozinha para prozear, é aqui que nos reunimos para o café da manhã, o almoço, a merenda, o jantar, e o bate-papo à noite, com cafezinho, pipoca,bolinho , ou um cházinho de alfavaca com biscoito de polvilho. A vida aqui no meu cantinho, começa na minha cozinha, em volta do fogão de lenha.


SÓ ME ACALMO COM UM ABRAÇO FORTE

O CHEIRO SUAVE DO HORTELÃ

SOU FÃ DO POR-DO-SOL

SOU DONO DE NADA E DE

MADRUGADAS

SOU ARANCUÃ



EU AMO ARRUADO CHEIO DE FLORES

CESTAS DE PÃES ASSADOS NA HORA

ADORO COMIDA DE FOGÃO DE LENHA

CHEIRO-VERDE E TEMPEROS

TIRADOS NA HORTA



SOU ASSIM___FRUTO DO MATO__

nASCIDO ENTRE AS PLANTAS E BICHOS.

SE TUDO É CINZA

MEU SONHO É VERDE

SOU LONTRA QUE BRINCA PERTO

DO CORIXO.E MEUS ,AMORES QUANDO A SAUDADE APERTA , EU ATE VIRO POETA SEM QUERER . COISAS DE MINAS GERAIS... UAI...RSRSRSSRSS BJS