domingo, 6 de maio de 2012

PIMENTEIRAS E AÇAFRAO

Benefícios da Hortelã para nossa saúde
A hortelã utilizada moderadamente pode trazer muitos benefícios para á nossa saúde. Existem vários pratos na culinária onde você pode utilizar a hortelã, então hoje vamos falar um pouquinho mais sobre esse assunto.
A hortelã possui grandes substâncias que proporcionam o combate ao estresse, ajudam a acalmar, além de combater a depressão. Também é considerado um grande aliado ao combate da dor de cabeça e insônia. O suco de hortelã é indicado para quem sofre com problemas cardíacos, ou até mesmo para quem precisa equilibrar o nível do colesterol, de forma que não prejudique á saúde.
A erva de hortelã também é muito utilizada para a beleza, principalmente em cosméticos, utilizada como tônicos, em sabonetes e hidratantes, ajudando também a eliminar os cravos e espinhas, realizando uma limpeza na pele.
Outros benefícios são: Contribui para o desaparecimento de cólicas menstruais, ajuda na digestão, previne vermes no intestino, é um calmante natural, e alivia tosses, entre outros problemas de garganta, sendo considerado um expectorante.
O chá de hortelã é o mais adequado, porém o suco também é muito bem aceito, ainda mais quando há misturas. O suco de abacaxi ao leite com hortelã é um dos mais apreciados. Então aprecie com moderação, o excesso pode trazer malefícios, em caso de dúvida procure um profissional.

Pimenta Peter ou Penis Pepper

(Capsicum Annuum)
(Ardência : 40.000 Scoville)

Planta vigorosa e ereta de folhagem verde-clara. Frutos alongados e bastante enrugados, medindo cerca de 8 x 2,5 cm, com coloração vermelha brilhante quando maduros.

Dicas: conhecida como “Penis Pepper”, em razão da sua aparência é muito utilizada como planta ornamental, sendo indicada também para conservas.

Pode ser cultivada em vasos.

O extremamente reconhecível  "Peter Peppers" é uma rara variedade de pimentas que são nativas das regiões do sul dos EUA do Texas e Louisiana.


Pimenta Lemon Drop Hot


Pimenta Lemon Drop Hot
(Capsicum Baccatum)
(Ardência : 28.000 Scoville)

Esta pimenta é uma relíquia das pimenta. Com aroma extremamente cítrico e cor verde-limão, esta pimenta é muito utilizada em pratos e temperos no PERU que é seu país de origem. Sua cor varia do verde-claro opaco ao verde-limão-amarelado (fluorescente). 
De formato cônico alongado, mede de 4 a 6cm de comprimento e 1cm de largura. 
O pé da Lemon Drop Hot chega a crescer cerca de 2 metros de altura, se tornando um arbusto denso. Depois da florada o frutos que carregam o pé dá a aparência de neon brilhante, tornando-se uma excelente escolha para ser utilizado como planta de jardinagem ornamental.
Sua ardencia está em torno de 28.000 Scoville.

Pimenta Serrano

(Capsicum annuum)
(Ardência : de 10.000 a 23.000 Scoville)

Originária do Mexico, é também conhecida como pimenta-verde, pois geralmente é consumida antes de seus frutos atingirem a maturidade. Sua cor varia do verde-claro ao verde-escuro, mas, depois de maduros, os frutos tornam-se vermelhos, marrons, alaranjados ou amarelos.

Tem uma linda aparencia. Quando madura, o fruto parece que está encerado devido a intensa cor brilhante.

É excelente em molhos para acompanhar frutos do mar, carnes e aves. De formato alongado, mede de 5 a 10cm de comprimento e 1cm de largura. Sua ardencia é considerada média em torno de 10.000 a 23.000 Scoville.

Pimenta Mushroom

(Capsicum annuum)
(Ardência : 15.000 Scoville)

Dona de uma linda cor amarelo-alaranjada, é bastante brilhante. Conhecida também por pimenta-cogumelo, devido a seu formato campanulado, mede em torno de 4,5 cm de diâmetro e 3 cm de comprimento. É muito cultivada na Jamaica, onde os seus frutos desenvolvem maior pungência do que em outros países, como o Brasil. De modo geral, no entanto, ela apresenta picância suave.

AÇAFRAO DA TERRA.

Açafrão da Terra também conhecido em algumas localidade do Brasil como cúrcuma ou açafroa é uma planta de origem indiana que atua principalmente como ativadora da função hepática.
O Açafrão é obtido através da raiz seca moída que há muitos anos é usado para colorir alimentos (inclusive industrializados) como a mostarda.
Açafrão da terra

Recentes pesquisas e uma maior destaque

Açafrão da Terra ganhou um destaque notável nos últimos anos graças a uma pesquisa realizada na Califórnia, Estados Unidos que comprovou que o alimento tem mais propriedades medicinais do que imaginávamos, além disso, ajuda no processo de emagrecimento.
O alimento se demonstrou eficaz para proteger a pele e o fígado, contra o câncer, baixa o colesterol, para melhorar a digestão das proteínas e regular o metabolismo.
Como se não fosse o bastante, o açafrão tem poder anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, depurativo, desintoxicante e calmante. Outras pesquisas recentes indicam eficácia também para proteger o estômago, contra gripes, resfriados e dor de garganta.

Como usar e como conservar

A recomendação é de 1/2 colher de chá diariamente que pode ser usado no preparo do arroz, sopa, molhos, peixes, frango, saladas etc.

Chá para gripe e resfriado

O chá é feito da seguinte maneira: Esquente 1 litro d’água até o ponto que você suporte colocar o dedo (também não pode estar muito fria), em seguida adicione 2 colheres de chá de açafrão bem cheias, tampe bem a panela e deixe em infusão por 15 minutos.
Quando esfriar acrescente mel e tome 3 vezes ao dia. Uma xícara de café por tomada já é mais que o suficiente.

Para dor de garganta

Antigamente usava-se muito mel rosado para “pincelar” a garganta. Hoje em dia pouca gente realiza tal procedimento, de qualquer forma, pode ser usada a combinação de mel e cúrcuma para o processo.
Bom, se você queria saber para que serve açafrão, agora já sabe! Temperar é preciso!
açafrão planta medicinal 
Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra - Especiarias
Especiarias & Misturas
Raiz da planta da família do gengibre. Nativa da Conchinchina, importada da Índia, Haiti, Jamaica, Peru, há 3.000 anos, a cúrcuma é mencionada em escritos do médico grego Diosrides. Era usada como tinta e ainda hoje é utilizada para colorir manteiga, queijo e picles. É cultivada há mais de 2.000 mil anos na Índia, na China e no Oriente Médio. Agora, cresce em todas as regiões tropicais do mundo.

A raiz tem um odor de “musk” (silvestre, almiscarado), sabor levemente amargo e basta uma pequena quantidade para dar cor aos pratos. Embora no Brasil a cúrcuma seja conhecida como açafrão-da-terra, nada tem a ver com o açafrão verdadeiro.

A cúrcuma é usada em sopas, pratos de ovos e de arroz, picles, molhos chow-chow e cremosos, coberturas para saladas, pães, aperitivos, maioneses, macarrão. Faz parte do preparo e composição do curry, da mostarda e em pratos indianos de vegetais.