quarta-feira, 2 de maio de 2012

DOENÇAS DO INVERNO ,VACINA PARA GRIPE NO INVERNO E DELICIOSAS SOPAS DE INVERNO.

Photobucket 

CHEGOU O OUTONO!!!


QUE ALEGRIA O OUTONO CHEGOU!!!!
ESTAÇÃO DO ANO LINDA QUE COMEÇA EM 
20 DE MARÇO E VAI ATÉ 20 DE JUNHO.
VAMOS APRENDER UM POUCO.

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias.
 Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”).
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.

Atenção e cuidado com as doenças comuns da estação mais fria do ano
O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 2h45 (horário de Brasília). Baixas temperaturas, tempo seco e consequente aumento da poluição, característicos dessa época do ano, tornam essenciais a atenção a certos cuidados para evitar doenças comuns que tiram todo o charme da estação.
Aglomeração de pessoas e pouca ventilação ajudam a afastar o frio, mas agravam as tradicionais gripes e resfriados, que se juntam às doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite, impactando principalmente crianças e idosos.
Cansaço, estresscuidadosnoinvernoe, alimentação inadequada e excesso de trabalho facilitam a baixa imunidade, tornando as pessoas mais suscetíveis às doenças de inverno. É importante que, ao detectar sintomas como febre, coriza, tosse, dificuldade de respiração e moleza no corpo, procure-se um médico para o diagnóstico adequado. "Sintomas como estes podem indicar uma gripe, mas todo quadro merece ser investigado com cautela, pois os sintomas se assemelham a casos de pneumonia, por exemplo". No inverno o número de casos dessas doenças chega a ser três vezes maior em algumas unidades de atendimento.
Doenças de inverno:

Gripe ou resfriadoGripe ou resfriado? A gripe é causada pelos vírus influenza e pode causar problemas respiratórios, dores de garganta, enfraquecimento, espirros e coriza. Um modo de prevenção é a vacina. Já o resfriado é de uma infecção mais leve também causada por vírus diversos – são mais de 200 tipos. Em geral, no resfriado é raro aparece febre e a doença dura cerca de cinco a sete dias. Já na gripe é comum o paciente apresentar febre alta e a doença pode durar de uma a duas semanas. Para ambas as doenças são aconselháveis evitar aglomerações e lavar sempre as mãos.






asma-2Asma: doença inflamatória crônica das vias aéreas. Causa tosse, chiado, aperto no peito e dificuldade para respirar. Asmáticos são sensíveis a estímulos como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios físicos. É bastante comum durante a infância e não pode ser prevenida, apenas tratada.




otiteOtite: infecção no ouvido causado por vírus e bactérias. É bastante comum nas crianças, causando dores intensas e desconforto.






AmidalitAmigdalite: dor de garganta, febre e inchaço nos gânglios do pescoço podem ser sinais de amidalite, a inflamação das amídalas.



rinite-4Rinite: inflamação das mucosas do nariz. Podem se de natureza alérgica ou não, porém é mais comum estar associada à alergia, muitas vezes a pó, ácaros, produtos químicos, fumaça de cigarros etc. A não-alérgica pode ser causada por inflamação ou problemas na anatomia das vias nasais.



sinusite1Sinusite: Inflamação nos seios paranasais (cavidades ao redor do nariz). As causas mais comuns são vírus, bactérias e alergias. A doença pode ser pontual, quando ocorrem episódios isolados, ou até mesmo crônica e aguda.
Pneumonia: Inflamação dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes. Os alvéolos, responsáveis pela troca de gás carbônico por oxigênio, se enchem de pus, muco e outros líquidos, o que impede a respiração adequada. Sem oxigênio o suficiente no sangue, as células de todo o corpo podem sofrer conseqüências.

BronquiteBronquite: Inflamação dos brônquios. Pode estar ligada a alergias e traz tosse seca com chiado, seguida de tosse com catarro, dor no peito, mal-estar e febre.




A pele também sofre no inverno 

A pele também é prejudicada com a baixa umidade do ar desta época do ano. Ospeleressecadabanhos com temperatura de água mais quente deixam a pele mais seca e retira a camada protetora de gordura natural.
As recomendações são simples: banhos menos quentes e mais curtos, hidratação, evitar o uso de bucha, esponja e não esfregar com muita força a toalha no ao se secar. Também é recomendado o uso de um sabonete neutro. Os cuidados devem ser reforçados nos braços e pernas e nos lábios – protetores labiais podem evitar ressecamentos e rachaduras.
Apesar de o sol estar menos evidente na estação, não se pode esquecer de continuar com a aplicação de protetores solares, já que a ação cancerígena dos raios UVA e UVB não tiram férias nessa época do ano.